terça-feira, 28 de julho de 2009

RELACIONAMENTOS

No tempo que nós vivemos não há mais espaço para relacionamentos bem construídos, daqueles que duram uma vida inteira. Tudo passa com muita velocidade! A família, os amigos, os empregos, a igreja, a vida...

Fui a um velório essa semana e me pediram para dar uma palavra na igreja e eu disse que aquele irmão que partira era um dos últimos representantes de uma geração. Nasceu, cresceu e viveu na mesma casa, foi batizado, serviu e teve o culto fúnebre na mesma igreja. Havia um tempo em que as pessoas passavam uma vida inteira no mesmo bairro, na mesma casa, na mesma igreja. Esse tempo passou!

Hoje as pessoas trocam de casa, de amigos, de igreja, tudo com muita facilidade e velocidade. As pessoas não têm mais tempo para aquela conversa na calçada de casa, no salão da igreja após o culto, tudo é muito superficial e por isso mesmo tudo é muito frágil.

Este é o espírito do século – isolamento! Nós, a Igreja, não estamos livres disso, pelo contrário, há muito tempo fomos pegos pela avalanche que é a filosofia do nosso século. Quando deveríamos ser os corolários de uma forma diferente de viver, fazemos o contrário e lutamos para ter o estilo de vida que nos é ditado pelo “mercado”.

Irmãos, o que estamos fazendo?! Cristo nos chamou para o relacionamento com Deus e com o próximo, no entanto nos relacionamos cada vez mais com as coisas e cada vez menos com as pessoas, e Deus..., bem, este é um conceito que aprendemos na tradição da nossa religiosidade, mas que não conhecemos e, portanto, não faz parte da nossa vida.

Queridos, acredito que o evangelho requer mais de nós! Saia do isolamento, saia da zona de conforto e assuma que você é igreja. É a hora de assumirmos quem nós de fato somos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário