sexta-feira, 31 de julho de 2009

“ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, AÍ ESTÁ TAMBÉM O TEU CORAÇÃO”

Hoje as pessoas correm de um lado para outro, batem suas cabeças, umas em outras, tudo em nome da satisfação imediata, mesmo que passageira dos sentidos.

O ser humano tornou-se escravo de si mesmo, os seus sentidos passaram a decretar a ditadura do prazer, onde, no dizer do psicanalista e cientista francês Charles Melmam, “a posição ética tradicional, metafísica, política, que permitia às pessoas orientar seu pensamento, está em falta. O excesso se tornou a norma”.

No evangelho segundo Lucas, no capítulo 12,verso 34, Jesus afirma que “onde estiver o nosso tesouro aí estará o nosso coração”. Pois bem, é exatamente este o cerne da questão: Onde está o nosso tesouro? Onde está o nosso coração?

O salmista Davi, chamado em Atos 13:22 de “homem segundo o coração de Deus”, declara no Salmo 57, verso 7: “Firme está o meu coração, ó Deus, o meu coração está firme”. Firme em quê? O salmista prossegue: “Cantarei e entoarei louvores”.

Perceba, este era o ideal de Davi. Ele satisfazia-se em cantar e entoar louvores ao seu Deus.

Em outra ocasião o mesmo Davi declara: “Pois um dia nos teus átrios valem mais que mil; prefiro estar à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade”.

Perceba, o tesouro de Davi, o seu prazer estava em permanecer na presença do Senhor, em fazer sua vontade, em estar na sua casa.

Enquanto o ser humano permanece sob a ditadura do prazer, ele se encontra num estado de letargia constante, as descargas de hormônios fazem-no sentir-se um verdadeiro deus, a cada dose de prazer há necessidade de mais e mais, como uma droga que o mantém dependente, até o momento em que precisará de uma dose jamais experimentada e entrará numa “overdose” que lhe revelará quem ele é: Um ser vazio; um ser fragilizado; deprimido; pobre...

Falta saúde espiritual às pessoas, e, conseqüentemente, falta saúde mental e emocional!!! Onde quer que o ser humano procure prazer, onde quer que ele ajunte tesouros, a traça e a ferrugem corroerão. Só há um lugar seguro, onde não se encontra mero prazer, mas onde se encontra plenitude de vida, satisfação completa, onde há salvação. Este lugar é o céu, é a presença de Deus, onde só podemos entrar por meio do “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo. 1:29), Cristo Jesus.

Onde estiver o teu tesouro, aí também estará o teu coração.

Eu sei onde está meu tesouro. Onde está o teu?

Um comentário: